
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
O que é Tomografia Computadorizada?
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que combina o equipamento do Raio-X com tecnologia computacional avançada, capaz de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
Durante o exame, o paciente é posicionado em uma mesa deslizante e passa por um túnel que contém um anel de raios-X. Esse anel gira em torno do corpo, capturando imagens detalhadas em fatias finas de cada parte examinada. Esse método oferece imagens de excelente qualidade, permitindo o diagnóstico preciso de diversas condições potencialmente graves.
A tomografia é especialmente útil para diagnosticar tumores, lesões traumáticas, infecções e outras anormalidades nos órgãos internos, crânio, coluna, abdome e articulações.
Tomografia com contraste
Quando realizada com contraste, as imagens da tomografia tornam-se ainda mais nítidas. O contraste, geralmente à base de iodo, pode ser administrado por via oral ou intravenosa, sendo absorvido pelos tecidos e facilitando a detecção de problemas em regiões vascularizadas, como tumores, e outras alterações.
É importante ressaltar que, caso o paciente tenha sensibilidade ou alergia ao iodo ou a frutos do mar, deve informar ao médico antes do exame. Um questionário será fornecido para garantir a segurança do paciente durante a administração do contraste, evitando complicações.
Orientações para o exame de tomografia computadorizada
•
•
•
Quando há necessidade do uso de contraste, o paciente será orientado a não ingerir sólidos e líquidos na véspera do exame de tomografia. Verifique o tempo de jejum necessário no momento de agendamento.
O paciente não deve usar nenhum tipo de acessório de metal durante o exame.
Qualquer medicação em uso deve ser informada no momento do agendamento.